Slack

Comandos e Operações

  1. 1.
    No App Desko Slack existem dois conceitos básicos que precisamos entender:
    1. 1.
      Comandos: São os básicos de uso do slack, todos os aplicativos no slack possuem ao menos um comando para o usuário interagir, é através dos comandos que será possível realizar ações no App Desko Slack;
    2. 2.
      Operações: São através delas que você poderá solicitar o que deseja fazer, as operações são como argumentos e normalmente estarão em conjunto com os comandos.
  2. 2.
    A estrutura base de uso do slack é /comando operação, um exemplo disto é quando queremos reservar uma estação de trabalho e para isso basta digitar: /book mesa ou /book estação de trabalho.
  3. 3.
    Existem alguns feedbacks que o App Desko Slack retorna ao usuário e um deles é quando tenta realizar alguma operação que não existe, como por exemplo, /book uma operação qualquer, se você copiar este trecho e colar em seu canal (após realizar a integração) provavelmente você receberá um retorno de que esta operação não existe, conforme as imagens abaixo.
  1. 1.
    Outra observação que devemos considerar é a multilinguagem, os comandos por padrão serão sempre em inglês já as operações podem ser na língua que o usuário escolher, ou seja, se o idioma escolhido no painel (vide a seção Ajuste de Idioma) for inglês, e no app digitarmos o comando /book estação de trabalho, você irá receber o retorno de que esta operação não existe pois está esperando que escreva a operação em inglês, /book workspace.
  2. 2.
    No App Desko Slack existe um comando que pode ser usado como Helper quando não se sabe os comandos/operações disponíveis, estas informações podem ser encontradas na Página Inicial do App Desko Slack, como pode ver na imagem abaixo, porém existe também o comando /desko que quando usado sem a operação, pode retornar uma mensagem de boas vindas sugerindo algumas ações, e se usado juntamente com a operação lista de comandos (em portugues) vai retornar a lista de comandos e operações disponíveis.

Acessando o Painel

  1. 1.
    Acesse o painel do Desko com um usuário Admin ou Master.
  2. 2.
    Navegue até Integrações -> Comunicação no menu lateral e verá a tela abaixo.

Iniciando a Integração:

  1. 1.
    Primeiro habilite a integração no botão Toggle que está no canto direito da tela.
  2. 2.
    Logo após, pressione o botão iniciar a integração e você será redirecionado para a tela de permissões do Slack.

Testando a Integração:

  1. 1.
    Após aceitar (ou cancelar) as permissões vai abrir uma tela de sucesso (ou uma mensagem informando o cancelamento) da integração.
  2. 2.
    Após isto você pode abrir seu Slack e visualizar que o Aplicativo foi adicionado e um atalho estará disponível
  1. 1.
    Dentro do seu workspace, navegue até o aplicativo e acesse sua página inicial e verá a seguinte imagem:
  1. 1.
    Repare que na lista de Apps no canto esquerdo da tela está o atalho do Desko selecionado, isto acontece pois ao finalizar a integração automaticamente ele será adicionado lá, com exceção nos casos em que um administrador não permite o atalho automático ou a lista de aplicativos está cheia, porém você poderá acessar o atalho do Desko também pela lista de aplicativos, como mostra a imagem abaixo:
  1. 1.
    E com a integração feita você pode usá-lo em seus canais públicos, privados, conversa um-a-um ou na própria home do aplicativo.

Ajuste de Idioma:

  1. 1.
    O aplicativo do Desko Slack possui ajuste de linguagem de acordo com a conta do Desko Painel, ou seja, se precisar trocar o idioma do Desko Slack isto pode ser facilmente feito pelo Painel, para isto vá até Configurações -> Aplicativo -> Idioma e Região Padrão e selecione o idioma.
  1. 1.
    O painel está configurado para Portugues e o App no Slack está em Portugues.

Ativar/Desativar Integração:

  1. 1.
    Também é possível desativar uma integração já feita no painel, isto faz com que a integração fique em estado “desativada” ou “ativada” mas sem perder o fluxo de integração em si.
  2. 2.
    Integração Desativada:
  1. 1.
    Integração Ativada:
Seja Feliz :)

Versionamento

Versão
Author
Data
v1.0
Jean Nícolas
14/07/2021
Last modified 3mo ago